Papel da Medicina Veterinária na garantia da Saúde Única é discutida durante o Congresso Brasileiro de Buiatria

27/07/2015

 

Membro da Comissão Científica para Doenças dos Animais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o médico veterinário Sergio Duffy compartilhou seus conhecimentos com os participantes do XI Congresso Brasileiro e o XVII Congresso Latino-Americano de Buiatria. O evento, realizado em São Paulo (SP), foi encerrado no dia 24 de julho.

 

Com a palestra “Uma só saúde, um novo enfoque para um antigo conceito”, na quarta-feira (22), Duffy explicou que o conceito “Uma só saúde” é amplo e flexível, já que aborda as muitas facetas das relações existentes entre os homens, os animais e os ecossistemas em que vivem. Sob o enfoque da OIE, é um esforço colaborativo de múltiplas disciplinas e atores trabalhando local, nacional e mundialmente para melhorar a sanidade e o bem-estar animal e proteger a saúde pública.

 

Duffy ressaltou a importância de um esforço conjunto para detectar e controlar as enfermidades emergentes. "A maioria das enfermidades humanas emergentes é de origem animal. Lutar contra essas enfermidades na sua origem acarretará um grande benefício para as populações humanas e animais. Assim, a Medicina Veterinária é uma interlocutora fundamental quando se trata do combate a essas enfermidades”, relatou.

 

Buiatria 2015 – XI Congresso Brasileiro de Buiatria e XVII Congresso Latino-Americano de Buiatria acontece até sexta-feira (24) no WTC - Golden Hall, em São Paulo (SP). O objetivo do evento é organizar a comunidade de médicos veterinários buiatras, estimular seu intercâmbio e contínuo aperfeiçoamento, no sentido de agregar qualidade técnica às cadeias produtivas de carne, leite, couro e lã. A programação inclui temas como: Doenças Nutricionais e Metabólicas, Doenças Vesiculares, Encefalites e Encefalopatias, Mastite, Neonatologia, Parasitologia, Pequenos, Ruminantes, PNCEBT, Podologia, Políticas Públicas, Reprodução, Terapêutica e Vacinologia.

 

Sobre a Buiatria

 

A Buiatria - do grego BOYS (bovino) e IATRIKE (tratamento)  é um ramo da Medicina Veterinária, que atualmente é estendido a outros ruminantes, como caprinos, ovinos, bubalinos e camelídeos. Várias áreas podem ser citadas como de interesse dos buiatras: Bem-estar animal, Produção/Nutrição, Medicina bovina, Reprodução, Laboratório, Produção de vacinas, Assuntos regulatórios e diversas outras onde médicos veterinários atuam.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV (com adaptações)

© 2018 Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão

 


 

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão 
Contato: (098) 3304-9812/ 98549-9117

E-mail: secretaria@crmvma.org
Endereço: Rua Astolfo Marques, Nº 57 - Apeadouro, São Luís - MA - CEP: 65036-070

Horário de Funcionamento: 8h às 12h - 13h às 17h (Segunda a Sexta)
 

 

CRMV-MA_logo_gold_final.png
estudo_selo_50anos_variacoes_II-01.png