Presidente do CFMV visita Hospital Veterinário Universitário do Maranhão

O presidente do CFMV, Benedito Arruda, entre os estudantes de medicina veterinária; o diretor do HUV, Arnodson Campelo; o presidente do CRMV-MA, João Batista da Silva Filho; e o conselheiro federal, Nordman Wall

26/02/2015

 

Em visita ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV/MA), o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, aproveitou, nesta quinta-feira (26), para conhecer o Hospital Veterinário Universitário, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), referência em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

A visita foi acompanhada pelo Presidente do CRMV/MA, João Batista da Silva Filho, e pela diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Francisca Neide Costa.

 

Guiado pelo diretor do hospital, Arnodson Campelo, o presidente do CFMV conheceu as instalações e procedimentos da casa de saúde animal, passando pelos consultórios, centros cirúrgicos, setor de exames de imagem e laboratórios. Atualmente, o Hospital Veterinário Universitário está passando por uma grande reforma, na qual será implantada uma ala de internação, com a separação dos animais com doenças infecciosas e não infecciosas, a fim de evitar o contagio. Hoje, o hospital realiza de 80 a 100 atendimentos por dia e a expectativa é que, com o fim das obras, esse número aumente consideravelmente.

 

Para o diretor do Hospital Veterinário Universitário, a visita do presidente do CFMV é de grande importância, já que a instituição precisa da proteção da entidade de classe. “O maior objetivo do hospital é o diagnóstico. Muitas vezes, fazemos atendimentos gratuitos para não deixar os animais sem diagnóstico e tratamento. Dessa forma, precisamos desse apoio para implantar mais especialidades no hospital, a fim de oferecer um atendimento ainda mais completo”, enfatizou Arnodson Campelo.

 

O hospital funciona com recursos próprios, que arcam tanto com os materiais de consumo, como com os custos da ampliação física do prédio. Os atendimentos são feitos por oito médicos veterinários bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento Técnico, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

 

“O objetivo da visita foi verificar a melhoria do Hospital Veterinário Universitário da UEMA, como uma forma de ampliar a extensão universitária, e o funcionamento do nosso Programa de Aperfeiçoamento, o qual pretendemos transformar em Programa de Residência de Medicina Veterinária”, disse a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa.

 

Benedito Arruda também conheceu os laboratórios de pesquisa e o Mestrado na área de veterinária. “Fiquei gratificado por conhecer o trabalho desta equipe, desenvolvido com tanto sacrifício, criatividade e vontade dos professores, a fim de melhorar ainda mais o serviço prestado pelo hospital”, afirmou o presidente do CFMV.

 

 

© 2018 Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão

 


 

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão 
Contato: (098) 3304-9812/ 98549-9117

E-mail: secretaria@crmvma.org
Endereço: Rua Astolfo Marques, Nº 57 - Apeadouro, São Luís - MA - CEP: 65036-070

Horário de Funcionamento: 8h às 12h - 13h às 17h (Segunda a Sexta)
 

 

CRMV-MA_logo_gold_final.png
estudo_selo_50anos_variacoes_II-01.png