Está no ar mais um capítulo do Guia Brasileiro sobre produção e uso de animais para fins científicos e de ensino

03/08/2015

 

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão ligado ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou, no dia 27 de julho, no Diário Oficial da União, a “Introdução Geral” do Guia Brasileiro de Produção e Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. O documento é produzido pelo CONCEA e conta com a contribuição do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

 

O Guia é um documento construído por especialistas brasileiros de diversas áreas e tem como focos principais o conforto das espécies e a qualidade de pesquisas ou procedimentos didáticos que as envolvam.

 

Com a elaboração do guia, o CONCEA pretende orientar as instituições que utilizam os animais com fins de ensino e pesquisa para que atendam às necessidades mínimas de qualidade nas instalações físicas e nos procedimentos com os animais.

 

Colaborações

 

O guia é formado por capítulos independentes que são aprovados por etapas e abrangem diferentes grupos taxonômicos ou condições de vida, como anfíbios e serpentes, aves, cães e gatos, equídeos, roedores, peixes, animais silvestres mantidos em cativeiro, entre outros.

 

Desde 2014, o CFMV tem contribuído com recomendações para o guia em consultas públicas de alguns de seus capítulos, como de “Cães e Gatos”,  “Primatas não humanos mantidos em cativeiro” e “anfíbios e serpentes cativos”.

 

Sobre o CONCEA

 

O CONCEA é responsável pelas regras sobre o uso de animais em pesquisa e em ensino no Brasil, e também pelo credenciamento das instituições envolvidas com essas atividades. Desde sua criação, em 2008, o órgão tem trabalhado para garantir a proteção dos animais utilizados para fins científicos e didáticos.

 

Consulte a Introdução Geral do Guia  no DOU:

Seção 1 (DOU 1), 27/07/2015, Páginas 4 a 9 - http://portal.in.gov.br/

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

© 2018 Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão

 


 

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão 
Contato: (098) 3304-9812/ 98549-9117

E-mail: secretaria@crmvma.org
Endereço: Rua Astolfo Marques, Nº 57 - Apeadouro, São Luís - MA - CEP: 65036-070

Horário de Funcionamento: 8h às 12h - 13h às 17h (Segunda a Sexta)
 

 

CRMV-MA_logo_gold_final.png
estudo_selo_50anos_variacoes_II-01.png