Responsabilidade Técnica é tema principal da nova Revista CFMV 

05/08/2015

 

A Responsabilidade Técnica é uma das áreas que concentra pelo menos um quarto dos profissionais atuantes na Medicina Veterinária e na Zootecnia no Brasil. Esse é o tema principal da edição número 65 da Revista CFMV que está sendo enviada aos profissionais. Por meio da atividade, a sociedade tem a certeza de que pode consumir produtos com qualidade sanitária e de respeito ao animal, como também comprar bons serviços.

 

A Responsabilidade Técnica está presente nos mais diversos setores e para detalhar as particularidades de algumas áreas, a reportagem traz depoimentos de profissionais que atuam na avicultura, biotério, supermercado, frigorífico, com animais selvagens, pet shops, fabrica de ração e hospital veterinário. Além disso, o texto detalha todos os procedimentos necessários para a correta anotação de responsabilidade técnica e lista resoluções federais e estaduais para a prática.

 

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembra que “cumprir a responsabilidade técnica vai além de responder legalmente pelo atos técnicos da empresa que o contrata, mas também de ser responsabilizado eticamente pelo que é realizado”. Informa que, além da conduta de cada profissional, há códigos de ética orientadores nas profissões e legislações que devem ser respeitados.

 

Entre os temas debatidos nessa edição, a publicação traz uma matéria especial sobre a educação em saúde, com orientação sobre como planejar a saúde pública veterinária, além de exemplo de interação entre estudantes e população na graduação e pós-graduação. O material é de importância para a profissão pois, após a inclusão do médico veterinário como profissional que pode atuar nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), cresce a demanda por profissionais formados na área.

 

Sobre o meio ambiente, outra área de atuação profissional, há artigo que trata das perspectivas e desafios dos Médicos Veterinários e Zootecnistas e, texto complementar sobre a transdiciplinariedade na área conservacionista. Completa a pauta da edição particularidades na área de avicultura, suinocultura, e gestão em propriedades rurais, além de enfermidade em receptoras de bovinos de corte.

Com artigos, revistos por consultores ad hoc, o suplemento científico é composto por quatro textos nas áreas de sêmen de suínos, epidermólise bolhosa em gatos, processamento e envio de biópsia renal em cães e gatos e percepção ética sobre a eutanásia.

 

A Revista CFMV é enviada a todos os profissionais registrados e adimplentes com o Sistema CFMV/CRMVs. Caso não esteja recebendo a publicação, verifique e atualize o endereço de correspondência no CRMV de sua jurisdição. 

 

Se ainda não recebeu o exemplar, clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra. 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

© 2018 Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão

 


 

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão 
Contato: (098) 3304-9812/ 98549-9117

E-mail: secretaria@crmvma.org
Endereço: Rua Astolfo Marques, Nº 57 - Apeadouro, São Luís - MA - CEP: 65036-070

Horário de Funcionamento: 8h às 12h - 13h às 17h (Segunda a Sexta)
 

 

CRMV-MA_logo_gold_final.png
estudo_selo_50anos_variacoes_II-01.png