CRMV-MA se reúne com secretária Helena Duailibe

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, com o presidente do CRMV-MA, João Batista da Silva Filho

06/05/2015

 

A secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, recebeu o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA), João Batista da Silva Filho no dia 6 de maio. Na pauta da reunião, dentre outras coisas reivindicações, o presidente do Conselho cobrou a inserção do médico veterinário nas equipes do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) do município.

 

A inserção do médico veterinário no NASF foi publicada pelo Ministério da Saúde, na Portaria Nº 2488, de 21 de outubro de 2011. No entanto, as equipes do NASF de São Luís ainda não contam com o apoio desse profissional.

 

“Sabemos que 75% das doenças que acometem os seres humanos são transmitidas por animais, vertebrados ou invertebrados. Por isso, é de suma importância a presença do médico veterinário nas equipes de apoio à saúde da família, pois somente este profissional detém os conhecimentos epidemiológico e científico necessários para a profilaxia e combate às origens dessas enfermidades, que podem levar o ser humano a estados mórbidos e até a óbito”, alertou o presidente do CRMV-MA, João Batista da Silva Filho.

 

No fim de 2014, a prefeitura de São Luís abriu processo seletivo para preenchimento de vagas na área da saúde, não contemplando os médicos veterinários. Sensível à importância desse profissional, a secretária Helena Duailibe se comprometeu em lançar um novo seletivo somente para os médicos veterinários.

 

© 2018 Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão

 


 

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão 
Contato: (098) 3304-9812/ 98549-9117

E-mail: secretaria@crmvma.org
Endereço: Rua Astolfo Marques, Nº 57 - Apeadouro, São Luís - MA - CEP: 65036-070

Horário de Funcionamento: 8h às 12h - 13h às 17h (Segunda a Sexta)
 

 

CRMV-MA_logo_gold_final.png
estudo_selo_50anos_variacoes_II-01.png